antonia nayane
Me chamo Antonia Nayane Muniz de Oliveira. No dia 29 de novembro de 1989 em Castanhal no Estado do Pará nasci diagnosticada com Fissura Transforame Bilateral e Fenda Palatina, popularmente conhecida como lábio leporino e goela de lobo, que são má formações congênitas que atinge uma criança a cada 650 nascidas.
Em 1991 iniciei meu tratamento no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (Centrinho), localizado em Bauru. Desde então, foram 12 cirurgias e outros procedimentos em quase 30 anos de tratamento. Em julho de 2019 recebo minha alta hospitalar e com ela meu prontuário médico com os registros de minha reabilitação.



Fissurada é sobre as longas viagens de Castanhal até Bauru, sobre o cotidiano hospitalar, as manipulações cirúrgicas, as cicatrizes no rosto e a poética que se vive nessa experiência; uma poética de isolamento; fissuras, caminhos, hemorragias, cicatrizações. Um corpo espesso de memória e experiência. Fissurada é uma pesquisa que começou no momento em que nasci, eu sou a obra, a matéria vital que faz e se refaz, modulação do tempo sangue gengiva e osso.

Nasci em Castanhal no Pará, estou morando em Belo Horizonte tem quatro anos. Minhas pesquisas artísticas giram em torno da palavra poética, do bordado, e da performance e fotografia.
- antonianmuniz@gmail.com
- @antoniamuniz
- Antonia Muniz
- 31 9 8466-0879
